Inicio Projetos Instrumentação Fonte de Alimentação Simétrica de Bancada
Fonte de Alimentação Simétrica de Bancada PDF Imprimir
Escrito por J.R.Kaschny   
Sáb, 07 de Fevereiro de 2009 11:14

O presente projeto mostra uma fonte regulada simétrica de corrente continua, para uso geral na bancada, capaz de fornecer tensões entre 0 e ± 12 V com uma corrente máxima da ordem de 2 A. Alem de uma saída de tensão simétrica ajustável ela apresenta uma saída adicional fixa de +5 V, muito útil para testes de circuitos digitais. O circuito é realmente muito simples, sendo os componentes facilmente encontrados em qualquer loja de componentes eletrônicos.

 

Descrição do circuito

A concepção do circuito é extremamente simples, podendo ser visualizado no respectivo diagrama esquemático abaixo (clique aqui). Neste circuito é empregado reguladores de tensão 78XX e 79XX que alimentam reguladores serie compostos por pares de transistores em configuração Darlington. Evidentemente, todos os transistores e reguladores de tensão devem ser montados em dissipadores de calor apropriados. A retificação é feita por uma ponte composta por diodos retificadores de silicio que devem ter uma capacidade de no minimo 6 A, por questões de confiabilidade.

 

Clique na figura para ver o diagrama completo!

 

Na presente montagem foi incluído um micro amperímetro, conectado a saída regulada positiva, que serve como mostrador da tensão de saída. Apesar da precisão na leitura de tensão ser apenas razoável, a presença de tal mostrador é justificada pela sua praticidade. Alem disso, devido ao fato dos dissipadores de calor serem internos à caixa que abrigou a montagem, incluiu-se também um micro ventilador de 1.5x1.5 polegadas. Seu objetivo é auxiliar a convecção empurrando ar fresco para dentro do gabinete. Como podemos ver no diagrama esquemático, o micro ventilador é alimentado por um circuito de retificação e filtragem em separado. Nele foi incluído um resistor de 10 Ohms ligado em serie com o ventilador. Apesar de tal resistor reduzir a eficiência de ventilação, seu uso mostra-se interessante para abrandar o ruído que o ventilador produz. Caso isso não constituir um problema, tal resistor pode ser simplesmente eliminado.

 

Uma dificuldade relativa à operação da fonte surgiu devido precisão oferecida pelo potenciômetro linear duplo de 10 kOhms usado na montagem. Devido a imprecisões nesse componente, a tensão da saída negativa apresentava uma discrepância superior a 10% com relação a saída de tensão positiva, comprometendo assim a simetria da fonte. Para minimizar este problema foi adicionado um resistor de 20 kOhms (não indicado no diagrama esquemático) ligado entre o terra do circuito e o terminal central da secção do potenciômetro responsável pelo ajuste de tensão negativa.

 

Uma sugestão de montagem é mostrada nas figuras abaixo, onde foi utilizada uma caixa plástica padrão, comumente disponível no comercio de componentes eletrônicos. O circuito foi montado sobre uma placa padrão, tornando ainda mais fácil a confecção da fonte. Cabe salientar que a proteção de sobrecarga, curtos ou mal funcionamento é conferida unicamente por um fusível de 500 mA.

 

 

Fonte Simetrica Regulada

 

 

Apesar de sua simplicidade, a operação dessa fonte de alimentação mostrou-se bastante confiável, sendo a tensão de saída estável e reprodutível. Isso pode ser até mesmo considerado como uma agradável surpresa devido a pouca sofisticação do projeto, em particular dos reguladores de tensão, que chegam a ser rudimentares. Em outras palavras, este é aquele tipo de circuito "simples que funciona".

 

NOTA: O presente projeto possui finalidades didáticas sem pretensões comerciais. Fico isento de qualquer responsabilidade pelo uso, montagem, aplicação ou reprodução desse projeto, integramente ou em partes. Em especial, não me resposabilizo por qualquer dano que pode ser por ele provocado. Para questões adicionais, sugestões e comentários favor entrar em contato via o email: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Última atualização em Seg, 20 de Abril de 2009 09:21
 
 

Destaques

II JASTRO

Vem ai a V Jornada de Astronomia de Vitória da Conquista, divulgando a Astronomia e a Física. Palestras, mini-cursos, observações astronômicas, seções de planetário e muito mais. Neste ano teremos ainda a inauguração do nosso planetário, Gamma Crucis. Confira!

Login