Apresento aqui algumas linhas relativas à montagem de um kit de desenvolvimento que pode ajudar bastante no teste de protótipos que utilizem microcontroladores. Neste kit procurei reunir vários recursos que são úteis durante os testes, incluindo nele alguns circuitos auxiliares muito comuns em diversas aplicações. As fotos da montagem e a relação dos recursos disponíveis seguem abaixo.

 

Kit AVR

 

 

Kit AVR

 

  1. Soquete ZIF e suporte do Xtal
  2. Painel proto-board
  3. Terminais de alimentação (0/+5V)
  4. Chaves de toque
  5. LEDs de sinalização
  6. Chave liga / desliga
  7. Potenciômetro de ajuste da saída regulada 0V - +5V
  8. Probe (LED Am. = nível 0 / LED Verd. = nível 1)
  9. Display alfanumérico com 16 colunas e 2 linhas
  10. Seletor NF/NA do relé (o LED é ativado p/ NF)
  11. Chave fixa (alavanca)
  12. Conector do display alfanumérico
  13. Conector de utilidades 1
  14. Conector de utilidades 2
  15. Buzzer
  16. Entrada de teclado PS/2
  17. Entrada/Saída USB
  18. Entrada/Saída RS232
  19. Ajuste de contraste do display alfanumérico (LCD)
  20. Contatos do relé
  21. Fusível

Montagem

Para possibilitar as interconexões utilizei um soquete ZIF interligado com duas barras de contato fêmea (ver fotos da montagem), um soquete de 8 pinos para o cristal oscilador, um pequeno painel de contatos do tipo proto-board e 3 conectores fêmea de 15 pinos cada. Esses últimos podem ser facilmente integrados em uma proto-board de maiores dimensões. Para visualizar o diagrama esquemático dos circuitos auxiliares e a pinagem que adotei para os conectores, basta clicar nas figuras abaixo. Cabe mencionar que o circuito de comunicação USB, que utiliza um FT232R, pode ser facilmente encontrado já montado na loja Tato (http://www.tato.ind.br), sendo os drivers disponíveis para download no site da FTDI-CHIP (http://www.ftdichip.com/FTDrivers.htm) ou aqui. Adicionalmente, inclui um buzzer, dotado de oscilador integrado, que é facilmente acionado ao aplicarmos uma tensão de +5V (não mostrado no diagrama esquemático). Alem disso, recomendo que todos os reguladores de tensão e transistores de potencia sejam montados em dissipadores de calor adequados.

Diagrama esquemático

 

Conectores


Display LCD

No presente kit de desenvolvimento foi incluido um display LCD alfanumérico, da serie JHD162A, que possui 2 linhas de 16 caracteres, sendo facilmente encontrado no mercado. O controle do LED de backlight e o ajuste de contraste são feitos por circuitos complementares, como indicado no diagrama esquemático. Deve-se adicionalmente observar a pinagem e demais conexões necessárias a esse módulo de acordo com seu datasheet. Um ótimo apanhado sobre este tipo de display pode ser encontrado no livro 'Microcontroladores HC908Q: Teoria e Pratica' de Fabio Pereira, editado pela Ed. Érica (ver sec. 8.6 pag. 254). Tal módulo LCD pode ser facilmente substituído por outro modelo qualquer. Contudo, alterações nos circuitos auxiliares podem ser eventualmente necessárias.

Comentários

Finalizando, saliento que na presente montagem utilizei uma velha fonte de alimentação de um notebook, substituindo assim o transformador e o circuito retificador da fonte de alimentação. Como a seleção de tensão de rede nessas fontes é automática, isso possui a vantagem de eliminarmos a chave seletora 110/220V. Contudo, a inclusão de uma chave liga/desliga e de um fusível de proteção é altamente aconselhada. Recomendo também que ao usar uma fonte de notebook o capacitor eletrolítico de 4700uF do circuito filtro seja substituído por um de 470uF.

NOTA: O presente projeto possui finalidades didáticas sem pretensões comerciais. Fico isento de qualquer responsabilidade pelo uso, montagem, aplicação ou reprodução desse projeto, integramente ou em partes. Em especial, não me resposabilizo por qualquer dano que pode ser por ele provocado. Para questões adicionais, sugestões e comentários favor entrar em contato via o email:  Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.