K6-III 3D NOW

Dando prosseguimento ao texto anterior, intitulado "Reciclando a Idade Media dos Computadores", vou agora reportar uma experiência com um hardware antigo onde é implementado um PC para ser usado como TV analógica, Radio FM e CD player. Equivalentemente aos experimentos anteriores foram empregados os seguintes componentes: (i) Sistema base composto por uma placa mãe DFI K6XV3+/66 rev. BB+ com update de BIOS, equipada com um processador K6-III com 3D NOW de 500 MHz e 3 pentes de memória RAM com 64 MBytes cada, marca Spectek, totalizando 192 MBytes; (ii) Placa de som Sound Blaster AWE 32 - EISA; (iii) Placa de radio FM Typhoon - ISA; (iii) Placa de vídeo ATI 3D Xpression (Rage II) - PCI, em conjunto com (iv) Placa ATI-TV (PC2TV) - ISA/EISA, e (v) Um Disk-On-Module (DOM) de 512 MBytes, IDE de 40 pinos, da marca Transcend modelo TS512MDOM40V-S, utilizado como HDD.

Uma atenção especial deve ser dada à interconexão (overlay) que deve ser feita entre a placa ATI-TV e a placa ATI 3D Xpression, tal como descrito anteriormente. A instalação das placas acima citadas sobre a placa-mãe é ilustrada na fotografia a seguir (clique para zoom). Como podemos ver, o cabo de áudio vindo do drive de CD-ROM é conectado diretamente na entrada CD-IN da placa ATI-TV, sendo a saída CD-OUT desta conectada via um segundo cabo de áudio à entrada CD da placa de som Sound Blaster AWE 32.

Placas instaladasUm ponto de grande importância reside no uso de um DOM no lugar do HDD. O DOM utilizado opera de maneira inteiramente equivalente a um disco IDE comum, sendo conectado diretamente no slot IDE primário da placa-mãe, tal como indicado na fotografia abaixo (clique para zoom), operando como dispositivo mestre deste canal. Contudo, devemos salientar que de forma similar a um SSD há uma limitação no numero de ciclos de escrita. Portanto, para otimizar seu uso e garantir uma vida útil razoável desse dispositivo devemos reduzir o numero de escritas em disco. Tendo em mente que o sistema operacional aqui utilizado é o Windows 98 SE, foi tomado o cuidado em desabilitar os seguintes recursos: (i) Memória virtual em disco, (ii) Leitura antecipada de todos os discos, sejam eles removíveis ou não, (iii) Lixeira, usando no lugar a opção deletar diretamente, e (iv) Documentos recentes (usando o regedit procure a chave HKEY CURRENT USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Policies \ Explorer e crie um novo valor binário com o nome NoRecentDocsHistory atribuindo o valor 00 00 00 01). Entretanto, devido ao reduzido período de tempo que venho usando o sistema, não tenho dados concretos sobre seu tempo de vida nem se os cuidados acima citados são suficientes. Certamente, podemos usar um HDD comum no lugar do DOM sem ser necessário nos preocuparmos com sua durabilidade. Porem, a grande vantagem do DOM esta na sua velocidade e no baixo ruído. De fato, o ruído do sistema fica reduzido unicamente ao ventilador do cooler do processador, o que se torna adequado para a aplicação pretendida.

DOM instaladoComo mencionado acima, o sistema operacional utilizado foi o Windows 98 SE (pt-BR). Para otimizar o uso do DOM foram instalados somente os aplicativos realmente indispensáveis e os correspondentes programas para multimídia (CD player, Mídia player, Gravador de áudio, Codecs, etc), evitando utilitários de rede, navegação ou edição. Para facilitar transferências de dados via pendrive foi também instalado um driver USB alternativo para armazenamento removível. Alem disso foram também instalados uma versão básica do Winamp, o software de controle da placa de radio Typhoon, o driver para o monitor utilizado (Acer X183H) e o utilitário TweakUI 98 para facilitar algumas configurações. Apesar do instalador do Windows reconhecer e instalar um driver funcional para a placa de vídeo aqui empregada, é altamente recomendável instalar o driver da placa ATI 3D Xpression e o ATI Mídia Player disponíveis aqui. Isso é justificado a partir da constatação de que tais versões do conjunto driver/aplicativo possibilitam o funcionamento correto da placa ATI-TV. A presente instalação do software ocupou cerca da metade da capacidade do DOM, ou seja, cerca de 244 MBytes.

O resultado obtido no uso de todos os aplicativos acima citados foi inteiramente satisfatório. Evidentemente, o desempenho para os aplicativos de áudio, ou seja, o CD player, o gravador de áudio, o radio e o controle de volume (mixer), foram ótimos. Salienta-se que a presente placa de áudio disponibiliza controles de tonalidade (graves/agudos) já em seu hardware, dispensando softwares mais pesados e liberando recursos de processamento ao usar canais analógicos para o áudio. Capturas de tela mostrando os aplicativos em operação pode ser visto aqui e aqui. Um destaque especial deve ser dado ao ótimo desempenho do ATI Mídia Player, tanto para assistir TV analógica quanto como ferramenta de vídeo captura. O ótimo desempenho refere-se a ambos modos de operação: janela e tela cheia. A resolução adotada para o vídeo foi de 800x600 pixels, inteiramente satisfatório para TV analógica, sendo a razão de aspecto do monitor (largura:altura) ajustada de forma a manter a proporção correta da imagem. De fato o desempenho obtido foi similar a uma Pinnacle TV (PCI) montada em um AMD Sempron de 2.1 GHz com 2 GBytes de RAM. Isso pode ser facilmente justificado pelo uso do overlay, que apesar das limitações do hardware cria uma via rápida de comunicação entre a placa de TV e a placa de vídeo sem ocupar recursos do barramento. Uma demonstração do resultado obtido pode ser observado nos vídeos abaixo. O primeiro deles é uma captura de vídeo feita via o ATI Mídia Player com 320x240 pixels. O segundo é uma filmagem de tela-cheia (800x600), feita com um Samsung YP-G70.

 

Captura de Vídeo com o ATI Midia Player
Download ATIcapture.flv

 

Filmagem em Tela Cheia
Download K6video.flv

Ao contrario do experimento anterior onde tivemos problemas terríveis de sincronização do áudio ao utilizarmos o Windows XP, o que na época foi contornado usando o BEOS, a utilização do Windows 98 SE se mostrou altamente satisfatória. Buenas, apesar do sistema obviamente não ser muito compacto, o único inconveniente até o momento é a falta de um controle remoto. Uma hora dessas resolverei tal limitação.